logo-topo-rulaisi.jpg

Retiros

 

São organizados periodicamente retiros de meditação de um dia (realizado durante um sábado), três ou quatro dias como o "Retiro de Meditação em Nobre Silêncio", além dos retiros de "Prática de Oito Preceitos" e de "Ordenação de Curta Duração" de sete dias, sendo que, este último, tem sido realizado a cada dois anos. Veja, abaixo, mais detalhes sobre os retiros. 

                                         

Um dia de Meditação - Xiu Xing

O Xiu Xing é uma prática Chan (Zen), realizada ao longo de um dia intenso de meditação em que o participante vivencia silenciosa e profunda concentração meditativa, além de receber ensinamentos de Darma. Serão realizadas sessões de meditação em movimento (Tai Chi), sentada, em passos lentos, além da meditação contemplativa no final do dia.

 

Retiro de Meditação em Nobre Silêncio (3 dias)

Uma grande oportunidade de aprofundar sua prática meditativa e no conhecimento do Darma, todos que se interessem pela purificação da mente, pela elevação do próprio caráter e pela ampliação da força interior. Várias sessões de meditação são realizadas no decorrer de cada dia. É importante lembrar que os participantes estejam dispostos a observar o Nobre Silêncio e a aceitar a rígida disciplina exigida durante todo o retiro.

 

Não há mais "Retiro de Meditação em Nobre Silêncio" programado para este ano.

 

Retiro de Ordenação de Curta Duração (7 dias)

Com o objetivo de propiciar aos membros budistas laicos a experiência da vida monástica, permitindo a prática das transformadoras regras budistas tradicionais que purificam corpo e mente.

 

Este retiro foi realizado pela primeira vez na América do Sul em 2014 e tem sido realizado a cada dois anos. Os interessados em participar devem aguardar a divulgação do Calendário de Atividades 2018 previsto para dezembro do presente ano. 

 

Não há "Retiro de Ordenação de Curta Duração" programado para este ano.

 

Retiro e Prática de Oito Preceitos (4 dias)

O Templo realiza o “Retiro de Preceitos” para que leigos possam ter a oportunidade de cultivar as causas do desenvolvimento da concentração meditativa e da sabedoria, visando também à aspiração da mente do despertar (bodhichitta) por meio da participação das cerimônias, meditações e aulas.

 

Preceitos são princípios fundamentais para a obtenção de méritos e aprofundamento da concentração meditativa e sabedoria, por isso, antes de seu parinirvana o Buda deixou como legado aos seus discípulos o seguinte ensinamento: “Tenham os preceitos por seu mestre!”. Quando observamos os “Oito Preceitos”, pelo período de um dia e uma noite, temos todos a possibilidade de plantar as sementes transcendentais de nossa própria libertação ao vivenciarmos a pureza e a simplicidade da vida monástica.

 

Não há mais "Retiro e Prática de Oito Preceitos" programado para este ano.

 

 

Estudo e Vivência Intensiva de Budismo
(30 dias em regime de imersão)

A prática de meditação está presente no período de vivência mas não é o foco deste intensivo, esta vivência é embasada em estudo fundamentais da doutrina budista, no estudo do Budismo Humanista e na vivência monástica por meio da prática do caminho do bodisatva a serviço do próximo.

 

> Veja mais detalhes na página do Instituto Budista Zu Lai.

 

 

 
Tenho interesse em participar
de um retiro, como me inscrevo?

 

Verifique abaixo a programação de retiros para este ano e programe-se pois, aproximadamen-te, um mês antes da data de realização do retiro o formulário para inscrição é disponibilizado.

 

 
Programação de retiros
e vivências para 2017

 

FEVEREIRO

 

18, SÁB 
Um Dia de Meditação - Xiu Xing

 

25 a 28, SEX~TER 
(Feriado de Carnaval)

Retiro e Prática de Oito Preceitos

 


MARÇO

 

18, SÁB

Um Dia de Meditação - Xiu Xing

 

 

ABRIL

 

21 a 23, SEX~DOM
Retiro de Meditação em Nobre Silêncio



JUNHO

 

02/06 a 02/07
Estudo e Vivência Intensiva de Budismo

 

17, SÁB
Um Dia de Meditação - Xiu Xing

 

 

OUTUBRO

 

21, SÁB
Um Dia de Meditação - Xiu Xing
 

20/OUT a 19/NOV
Estudo e Vivência Intensiva de Budismo

 
 

NOVEMBRO

 

18, SÁB

Um Dia de Meditação (Xiu Xing)